SIA - Sobreviventes de Incesto Anônimos


"SIA é um Programa de Recuperação de Doze Passos para homens e mulheres
maiores de 18 anos que foram abusados sexualmente na infância."

Definição de Incesto do SIA

No SIA a definimos o incesto muito amplamente como sendo qualquer abuso sexual (toque ou não, verbal ou não verbal, velado ou aberto) por um membro da família ou mesmo por um estranho ou conhecido, que causou dano a criança.
O fato do ataque sexual ter ocorrido uma ou muitas vezes, é sem importância, uma vez que o dano se instala imediatamente.

Explicando detalhadamente é uma traição da confiança através de: contato ou ato sexual, claro ou camuflado, que possivelmente inclue: manipulação ou nao, sedução verbal ou insulto, coito anal ou vaginal, sexo oral, sodomia, estimulação manual, ameaças diretas, ameaças veladas, ou outras formas de abuso, entre pessoas que têm relação genética, por casamento, por arranjos de moradia, ou em quem a criança coloca uma relação de confiança, isto é, mãe, pai, avô, avó, tio, tia, primo, padrasto, madrasta, aparentados, meio-aparentados, amantes residentes na mesma casa ou não, irmão, irmã, vizinho, amigo da família, babás, empregados, qualquer pessoa conhecida ou estranha com uma posição de poder de qualquer espécie sobre a criança; ou profissionais como professor, instrutor de atividades extra-curriculares, treinadores, enfermeiras, médico, dentista, terapeuta, assistente social, ministros religiosos, padre, freira, lojista, senhorio, guia de grupo de bandeirantes, chefes escoteiros, porteiro, piloto, pessoal militar, advogado, juiz, policial, carteiro, pais e irmãos de criação, político ou qualquer pessoa cujo trabalho ou posição social o coloca em posição de poder sobre a criança.

 

É de importância vital nao confundir a curiosidade natural de crianças brincando juntas e se descobrindo, com o abuso sexual.

Em algumas situações crianças foram forçadas ou intimidadas a agir abusivamente com outras crianças, contra a própria vontade. Isto é tortura e não é considerado iniciação pela criança.

A intenção do abusador é fazer a vitima se sentir culpada e responsável pelo comportamento do iniciador. Ele, premeditada e/ou por vontade própria, comete atos com componentes de auto-gratificação tirando vantagem da inocência, impotência e desespero da criança.

Quem Somos
SIA é para Você?
Definição de Incesto para o SIA
Sintomas de um Sobrevivente de Incesto
Consequências do Abuso Sexual

Recuperação:
12 Passos
Recuperação Individual
12 Tradicões
12 Promessas

Como se tornar membro de SIA?
Links Importantes
 
 

Nós não somos culpados, e nós não estamos sozinhos

siabrasil.org tem autorização do SIAWSO
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: contatosia@yahoo.com.br