SIA - Sobreviventes de Incesto Anônimos


"SIA é um Programa de Recuperação de Doze Passos para homens e mulheres
maiores de 18 anos que foram abusados sexualmente na infância."

Introdução aos Doze Passos

Os Doze Passos dos Sobreviventes de Incesto Anônimos foram adaptados dos Doze Passos de Alcoólicos Anônimos. As interpretações dos Doze Passos nesta publicação foram escritas por membros do Abuso Sexual Anônimos em St.Cloud, Minesota, EUA.

Praticando os 12 passos, nós aprendemos a viver plenamente, não como vítimas, mas como sobreviventes.

 

Os Doze Passos dos Sobreviventes de Incesto Anônimos

1. Admitimos que éramos impotentes diante de nossa experiência do incesto, e que tínhamos perdido o controle de nossas vidas.

2. Viemos a acreditar que um Poder Superior a nós mesmos poderia nos devolver a sanidade.

3. Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que o/a concebíamos.

4. Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.

5. Admitimos para nós mesmos, para Deus e para outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.

6. Ficamos inteiramente prontos para que Deus removesse todos este defeitos de caráter.

7. Humildemente rogamos a Ele/Ela, que removesse nossas imperfeições.

8. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.

9. Fizemos reparações diretas a estas pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo viesse a prejudicá-las ou a outrem.

10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e. quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.

11. Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o/a concebíamos rogando apenas o conhecimento da Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.

12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a estes passos, procuramos transmitir esta mensagem a outras pessoas e, praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

 

Doze Passos Adaptados do SIA

A seguir estão os Doze Passos adaptados para sobreviventes. Alguns grupos preferem utilizar estes Passos 12

Obs.: SIA adaptou os 12 Passos para que cada um possa escolher por si próprio qual o conjunto de passos que é apropriado para sua recuperação.

1. Admitimos que éramos impotentes diante do abuso, dos efeitos do abuso, e que nossa vida se tornou desgovernada.

2. Viemos acreditar que um Poder Superior amoroso/a, maior que nós mesmos, poderia nos devolver a esperança, a recuperação e a sanidade.

3. Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados deste Poder Superior, na forma em que o/a concebíamos.

4. Fizemos um minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos, do abuso e de seus efeitos em nossas vidas. NÃO TEMOS MAIS SEGREDOS!

5. Admitimos para nós mesmos, para um Poder Superior Amoroso/a, e para outro ser humano, nossas forças e nossas fraquezas.

6. Ficamos inteiramente prontos para que um Poder Superior Amoroso/a nos ajudasse a remover todas as conseqüências debilitadoras do abuso e nos tomamos desejosos de nos tratar com respeito, compaixão e aceitação.

7. Humilde e honestamente pedimos a um Poder Superior, que removesse as conseqüências doentias e de autodefesa oriundas do abuso.

8. Fizemos uma lista de todas as pessoas que tínhamos prejudicado (por nossa própria livre vontade), especialmente nós mesmos e nossa criança interior, e nos dispusemos a fazer reparações a todas elas.

9. Fizemos reparações diretas a essas pessoas, sempre que possível. Exceto quando fazê-lo pudesse resultar em dano físico, mental, emocional ou espiritual a nós mesmos ou a outrem.

10. Continuamos assumindo a responsabilidade por nossa própria recuperação e, quando nos víamos nos comportando dentro dos padrões ainda ditados pelo abuso, prontamente o admitíamos. Quando tínhamos sucesso prontamente nos parabenizávamos.

11. Procuramos através da prece e da meditação, melhorar o nosso contato conscientemente com nós mesmos e com um Poder Superior, na forma em que o/a concebemos, pedindo apenas o conhecimento de sua vontade para nós, e força e coragem para realizá-la.

12. Tendo experimentado um despertar espiritual através destes passos, tentamos levar esta mensagem a outros Sobreviventes e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.

 

Quem Somos
SIA é para Você?
Definição de Incesto para o SIA
Sintomas de um Sobrevivente de Incesto
Consequências do Abuso Sexual

Recuperação:
12 Passos
Recuperação Individual
12 Tradicões
12 Promessas

Como se tornar membro de SIA?
Links Importantes
 
 

Nós não somos culpados, e nós não estamos sozinhos

siabrasil.org tem autorização do SIAWSO
Para mais informações entre em contato pelo e-mail: contatosia@yahoo.com.br